#1 Rotina do bebê

Os recém-nascidos têm dificuldade na hora de diferenciar o dia da noite, e por isso é tão importante que a gente crie essa rotina das sonecas com eles. Um bom jeito, é através da música.

#2 Poder da música

A música funciona como um estímulo para as crianças, principalmente quando elas são novinhas assim. Por isso é muito legal usá-la na nesses momentos, como o da soneca. Esse estímulo pode fazer com que elas aprendam a ler e a escrever mais rápido, que consigam se expressar melhor…

Você também pode inserir a música em qualquer outra atividade que quiser – hoje em dia existem até álbuns de bandas clássicas feitos para bebê, sabia?

cantigas de ninar para fazer bebe dormir

#3 O segredo está no tom

O que faz das cantigas de ninar tão eficientes é o tom que usamos na hora de cantá-las. Por isso, você pode usar qualquer música, até mesmo uma normal que você goste. O importante é cantar de forma suave, tranquila, com um tom bem calmo.

#4 A voz materna

Os bebês reagem à voz da mãe já dentro do útero. Especialistas dizem que a voz da mamãe é terapêutica para eles, fazendo com que eles se sintam mais seguros. Tem coisa mais importante para o momento da soneca do que estar bem calminho?

#5 Vínculo materno

As cantigas de ninar são uma excelente oportunidade de fortalecer o vínculo materno com o bebê. Não só porque a voz da mãe ajuda a acalmar o bebê, mas porque a situação em si vai criar um momento de ligação entre os dois.

cantigas de ninar para ajudar o filho a dormir

#6 Não se preocupe com as letras

O mais importante das cantigas de ninar é a melodia. Mesmo se você não souber a letra, você pode improvisar com palavras cantadas ou contando uma historinha no tom da música. 

Por isso eu recomendo também conferir algumas cantigas de ninar gringas, para aprender as melodias. Muitas das nossas, inclusive, vieram de fora. Você pode testar novas músicas para ver qual o seu bebê gosta mais (explico melhor na dica abaixo).

#7 Não existe regra

Todos os bebês são diferentes, certo? Afinal, todos nós somos diferentes. Por isso, não dá para esperar que todas as cantigas funcionem com cada neném. Com certeza vai ter uma bem coringa, que vai deixar o bebê calminho. Mas vai ter outra que ele não vai gostar tanto.

Assim, teste as cantigas de ninar aos poucos. Se quiser, teste outras músicas. Não se atenha a regras, pois elas não existem. O mais importante é se lembrar do tom, e ir criando esse vínculo com o seu bebê.

cantigas de ninar

Espero que você tenha gostado de conferir as cantigas de ninar para ajudar o filho da dormir, e as dicas também! Tenho certeza que esse vai ser mais um momento muito gostoso entre você e o seu neném. Eu sei que estou amando!

Sentiu falta de alguma cantiga que sua mãe sempre cantou para você? Compartilha aqui comigo nos comentários! É bom que você me ajuda a deixar esse conteúdo bem completo para todas as mamães.

Não deixa de me contar também o que achou dos conteúdos, e qual a sua opinião sobre as cantigas de ninar. Eu vou amar receber seu comentário!

Beijos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *