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Ensino Bilíngue: moda ou um investimento indispensável?

As instituições escolares buscam se adequar as novas realidades: globalização, mobilidade, intercâmbios internacionais, fatores esses que ressaltam a importância de dominar uma segunda língua.

O ensino bilíngue apresenta, nos diferentes países ou regiões, peculiaridades que variam de acordo com os públicos a que se dirige, o contexto sociolinguístico, o status das línguas ensinadas, etc.

Embora anteriormente fosse destinado a estudantes de regiões tradicionalmente bilíngues, mais e mais escolas estão oferecendo o ensino bilíngue em territórios oficialmente monolíngues.

Mas será que vale mesmo a pena colocar os filhos em uma escola bilíngue, até porque é um ensino dispendioso. Confira agora nesse post: Ensino Bilíngue: moda ou um investimento indispensável?

Os benefícios de um ensino bilíngue 

Diversas vantagens de diferentes tipos são atribuídas ao ensino bilíngue. Além dos benefícios socioeconômicos – estudos, mobilidade, oportunidades de emprego – algumas outras vantagens são:

  • Contribui para um conhecimento mais profundo da linguagem da escolaridade. A consciência metalinguística que se desenvolve com o aprendizado de uma segunda língua, permite controlar melhor o funcionamento dos outros idiomas utilizados.
  • Promove um melhor conhecimento da cultura do país ou países onde o idioma é falado.
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas como um dos benefícios da educação bilíngue.

Quais são os objetivos de um ensino bilíngue?

De fato, um dos objetivos da educação bilíngue é treinar indivíduos que possam dominar o idioma da aprendizagem e da comunicação juntamente com o primeiro idioma.

A educação bilíngue pode ser organizada nas quatro categorias a seguir: desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo, crescimento linguístico e enriquecimento cultural.

O consenso de especialistas no campo da educação bilíngue é que o objetivo principal da educação bilíngue não é necessariamente ensinar inglês ou um segundo idioma, mas ensinar conceitos, conhecimentos e habilidades através do idioma que eles conhecem melhor e reforçar essas informações através de uma segunda língua.  

O ensino bilíngue é uma nova maneira de conceber toda a gama de educação. Essa aprendizagem exige repensar todo o currículo em termos dos melhores instrumentos de ensino.

Quais são os princípios à aquisição de segunda língua?

A aquisição da segunda língua é contínua, interativa com a cognição e governada por regras. É adquirido pelo aluno através da interação com o ambiente.

Princípios:

  • O aluno é um participante ativo na aquisição do idioma.
  • Idiomas são adquiridos, não ensinados.
  • Os alunos constroem suas próprias regras na aquisição de idiomas.
  • Existe variabilidade individual.
  • Um aluno tem conhecimento intuitivo da linguagem. A capacidade de usar a linguagem geralmente ocorre antes de poder verbalizá-la.
  • Não deve haver tentativa de sequenciar o aprendizado de idiomas. O aluno abstrai as regras dos dados ao seu redor.
  • O enraizamento da linguagem está no crescimento cognitivo do aluno.
  • O ambiente deve se concentrar no significado, e não na forma.
  • O aprendizado de idiomas ocorre quando há interação com o ambiente.
  • O desenvolvimento da linguagem é contínuo.
  • O ambiente deve ser compatível com a maneira de aprender do próprio aluno.
  • A linguagem não um conjunto de habilidades que podem ser separadas e ensinadas individualmente. É adquirida através do uso ativo e orientado ao significado.

Qual a importância da motivação na aquisição de uma segunda língua?

A motivação é uma força poderosa no aprendizado de segunda língua. Ela governa a necessidade de se comunicar, fazer amigos, se identificar com um grupo social, fazer parte de uma comunidade e começar a planejar o futuro.

A motivação se torna positiva, já a ansiedade se torna um inibidor da aprendizagem. A autoconfiança está muito relacionada a aquisição efetiva de uma segunda língua.

Durante o processo de aprendizado do segundo idioma, o aluno pode inserir palavras de cada idioma na mesma frase. Novamente, essa tendência demonstra uma motivação para falar a segunda língua, e é uma maneira de permitir expressões precisas que carregam conteúdo cultural e podem ser declaradas em uma determinada língua.

Qual a idade ideal para a aquisição de uma segunda língua?

  • Antes da puberdade, não importa o desempenho acadêmico geral a longo prazo quando alguém é inicialmente exposto ou recebe instrução em um segundo idioma, desde que o desenvolvimento cognitivo da primeira língua continue até os 12 anos (a idade pela qual a aquisição pela primeira língua é amplamente alcançada).
  • Quando o desenvolvimento da primeira língua das crianças é interrompido antes de ser concluído, elas podem experimentar efeitos cognitivos negativos no desenvolvimento da língua estrangeira; por outro lado, as crianças que atingiram o desenvolvimento cognitivo completo em duas línguas desfrutam de vantagem cognitiva sobre os monolíngues.
  • Nos estágios iniciais da aquisição do idioma, adultos e adolescentes com sólido desenvolvimento na primeira língua dominam as habilidades básicas de comunicação interpessoal mais rapidamente do que as crianças após dois a três anos de exposição ao segundo idioma.
  • As crianças mais velhas (de 8 a 12 anos) que tiveram vários anos de escolaridade na primeira língua são os adquirentes mais eficientes da segunda língua.
  • Adolescentes com sólida escolaridade no primeiro idioma adquirem uma segunda língua de maneira igualmente eficiente, exceto a pronúncia (que é carregada de sotaque).

Conclusão

De fato, o ensino bilíngue é um excelente investimento, se tornando indispensável, já que ajuda a aprofundar o conhecimento das línguas e culturas associadas a elas, o que nos convida a pensar e entender o mundo de maneira diferente.

Também motiva os alunos, promovendo práticas linguísticas autênticas e dinâmicas em diferentes disciplinas escolares. Ao reunir a linguagem e o conhecimento, os alunos são incentivados a exercitar a flexibilidade mental, o que se traduz em melhores habilidades de resolução de problemas em várias situações e maior autonomia.

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Para saber mais sobre o Ensino Bilingue aqui no Colégio Privilégio, entre em contato conosco que teremos o maios prazer!

Até a próxima.