Perguntas Frequentes

Quais as vantagens em ser bilíngue?   [+/-]  ▼

Pesquisas recentes indicam que estudantes bilíngues desenvolvem melhor suas habilidades nas áreas cognitivas. Esta talvez seja a explicação porque estes estudantes geralmente apresentam um melhor desempenho em testes de inteligência verbal, na conceitualização, no pensamento global e na solução de problemas. A criança bilíngue também tem a vantagem de se apropriar da língua com um distanciamento vantajoso dos mecanismos linguísticos Dessa maneira, a aprendizagem tem significação para a criança, pois ela aplica esse conhecimento em seu cotidiano, podendo se beneficiar imediatamente dessa aquisição.

Por que crianças devem aprender uma segunda língua desde a educação infantil?   [+/-]  ▼

De acordo com estudos atuais, quanto mais cedo a criança começa aprender uma segunda língua, mais efetiva será sua aquisição. Isto é devido, em parte, pelo fato de a criança possuir habilidades mais generalizadas e da importância da estimulação nessa fase. Crianças mais novas tendem a preocupar-se menos em cometer erros e são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independente do código linguístico.

O ensino bilíngue também é aplicável a crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem?   [+/-]  ▼

Na maior parte dos casos não há obstáculos para que crianças aprendam uma segunda língua. A criança bilíngue não possui nenhuma habilidade cerebral diferente, nem qualquer processo mental específico diverso daqueles encontrados numa criança monolíngue. No mundo de hoje, ser bilíngue não é uma situação rara. De fato, as últimas pesquisas estimam que metade da população mundial é bilíngue ou até multilíngue. Desenvolver o bilinguismo não significa, entretanto, que nas diversas etapas do desenvolvimento da linguagem, as habilidades sejam iguais nas duas línguas. Embora seja difícil para os especialistas precisar ao certo qual língua é dominante, em termos de desempenho, os pesquisadores concordam que no aspecto cognitivo sempre uma das línguas é a dominante. Se uma criança encontra dificuldades de aprendizagem, provavelmente isso não se deve ao ensino bilíngue e este problema deve ser tratado com cuidado. No Colégio Privilégio Bilíngue, recomenda-se que toda dificuldade de aprendizagem tenha sempre o acompanhamento e a assistência de um profissional especializado.

Que diferenças há no processo de aprendizagem e na aquisição cultural que o Colégio Privilégio Bilíngue oferece na imersão em inglês?   [+/-]  ▼

A inserção da criança num ambiente com elementos culturais diversificados já é um fator enriquecedor do currículo, o que valoriza a pluralidade cultural e, diante de uma realidade globalizante, prepara as crianças para atuarem como cidadãos do mundo. Crianças no programa de imersão bilíngue, do Colégio Privilégio Bilíngue, encontram duas diferentes abordagens na metodologia de seu dia escolar, e a criança bilíngue logo aprende como lidar com as duas situações com poucas intervenções e a aplicar esse mecanismo para os seus professores e o seu ambiente. Neste ambiente de aprendizagem focado em duas línguas, a criança aprende progressivamente, durante o desenrolar dos períodos escolares, a usar adequadamente a língua específica e as respostas culturalmente apropriadas, o que enriquece suas experiências de aprendizagem.

No processo de aprendizado de uma segunda língua a criança entende antes de falar?   [+/-]  ▼

Pesquisas indicam que há um desenvolvimento sequencial consistente na aquisição de uma segunda língua por criança. Primeiramente há um período no qual a criança continua a usar sua língua nativa nas situações da segunda língua. A seguir, a maioria das crianças entra num período não-verbal ou de "silêncio". Depois disso, as crianças começam a usar frases "telegráficas" e "frases feitas" na segunda língua. Finalmente, as crianças começam a produzir frases mais completas na segunda língua. Durante o período de "silêncio", elas estão trabalhando ativamente na compreensão e no sentido da segunda língua. Elas observam e ouvem com atenção a professora e as outras crianças que usam a segunda língua. No Colégio Privilégio Bilíngue, as professoras estabelecem, então, rotinas e planejam atividades de construção e repetição. Desta forma, a criança pode, progressivamente, se familiarizar com a segunda língua. Durante o período "silencioso", as crianças utilizam também linguagem não-verbal, como gestos e mímicas, para se comunicar na segunda língua. Gradualmente, elas começam a "investigar" a segunda língua, repetindo os sons que elas ouvem à sua volta. Da mesma forma, como quando aprenderam a primeira língua, as crianças usam a linguagem "telegráfica", ao começar a usar a segunda língua. Esses enunciados tendem a conter uma série de palavras que a criança já aprendeu. Exemplos comuns de linguagem telegráfica incluem identificar os objetos da classe ou nomear e recitar as letras do alfabeto.

Frases pré-formuladas ajudam a criança no aprendizado da segunda língua?  [+/-]  ▼

"Frases feitas" surgem depois de a criança ter memorizado frases inteiras que elas ouviram de seus colegas ou professores. Frases feitas ou "pré-formuladas", como também são chamadas, são muito úteis por permitir às crianças interagir em situações de brincadeiras com falantes de segunda língua. Frases como "I want to play with you" ou "May I have a…" são exemplos de como as crianças compreendem e adquirem significados para se comunicar na segunda língua. Após o período de frases pré-formuladas, se inicia uma linguagem mais elaborada, quando a criança começa a desenvolver um entendimento da sintaxe e da estrutura gramatical da língua, o que não significa que neste estágio a criança conheça as regras de sintaxe ou a nomenclatura gramatical, mas sim que já estabelece um método para usá-las. Por meio da comparação e da ampliação ou abandono das frases pré-formuladas e, juntamente com o desenvolvimento e a aplicação das regras da sintaxe da língua, as crianças da nossa escola, aprendizes de uma segunda língua, chegam a um controle na produção da nova língua. Elas iniciam, então, seus próprios novos usos da segunda língua e progridem a partir daí, ampliando o vocabulário e as estruturas gramaticais.

A criança não fica estressada?   [+/-]  ▼

Os momentos do aprendizado do idioma Inglês, são momentos com variadas atividades lúdicas, que envolvem movimento, exploração, música, atividades variadas qeu irão estimular e exercitar as diversas inteligências múltiplas, e que portanto, não irão entediar as crianças. Nosso maior objetivo é que o Inglês seja sinônimo de momentos de diversão, fazendo com que a aquisição desse novo idioma seja associado com momentos de alegria . A criança possui muita energia que, se não for canalizada apropriadamente, pode ser perdida ou desperdiçada.​

Os Pais precisam saber falar inglês também?   [+/-]  ▼

Não necessariamente, mas aconselhamos que os pais incentivem as crianças a ouvirem e verem programas de tv, vídeos em Inglês, sempre que possível. Ouvir música, cantar junto com a criança, ler livros e usar jogos no computador no idioma irão sempre somar e possibilitar um melhor aprendizado por parte do aluno, além de possibilitar aos pais que também desenvolvam um pouco seu contato com o idioma. Quanto mais os pais incentivarem, melhores os resultados. O que não pode acontecer é o incentivo à tradução. É comum que os pais, entusiasmados pelo aprendizado dos filhos, queiram mostrar à família e amigos que a criança está aprendendo um novo idioma, e peçam aos filhos: " Fala para a vovó como se fala azul em Inglês?" Com isso há um estimulo para que a criança passe a associar as palavras nos dois idiomas. A criança sabe, mas ela não faz esse mecanismo mentalmente ao falar. A criança, ao adquirir um novo idioma, se apropria dele, passando a pensar no idioma que irá falar, sem qualquer mecanismo de tradução. Por isso NÃO ESTIMULEM TRADUÇÕES!!!