1st Grade - Ensino Fundamental I

Capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, para enfrentar novos desafios, ampliar suas potencialidades e posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.
Promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio.
O Ensino Fundamental no Colégio Privilégio abrange do 1° ao 5° ano, tem como proposta uma educação que contempla o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Faz parte dessa longa etapa, a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno/aluno e aluno/professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.
Possibilitar e incentivar que a criança se expresse é também fazê-la pensar, sentir e fazer. Esse trabalho é indispensável porque integra a atividade intelectual e as relações afetivas da criança, organizando suas experiências de vida. Lendo e escrevendo vai conquistando o saber ler e o saber escrever, inicialmente através das suas próprias hipóteses.
Além da leitura e escrita, entendemos que todas as linguagens exigem o mesmo cuidado: estímulo à espontaneidade, percepção dos elementos e da inter-relação entre eles, além de estimular a capacidade de decisão e empenho, pois orientamos os alunos no sentido de desenvolver uma disciplina de estudo e responsabilidade com suas tarefas.
Trabalhamos com projetos de trabalho interdisciplinares, desenvolvidos pela Coordenação Pedagógica em consonância com os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, editados pelo MEC. Investimos também em projetos de literatura integrados, que estimulam as crianças com muitas atividades, experiências, músicas, filmes e pesquisas. Dentro da Grade Curricular, oferecemos Educação Ambiental, Educação Financeira, Culinária, Educação Digital, Natação e Inglês. O material didático é um complemento ao trabalho pedagógico da escola e não a sua diretriz.
Estudos do meio, visitas a exposições de arte, museus, fazendas, centros de pesquisa e memoriais, são elementos fundamentais nos planejamentos de nossas atividades, já que possibilitam vivenciar na prática os temas abordados em sala de aula. Todas as nossas visitas são registradas em álbuns detalhados com textos, desenhos e fotografias. Muitos desses nossos estudos se tornaram inesquecíveis para nossos alunos, pelas experiências que puderam vivenciar!
Acreditamos que, de uma forma natural, a criança traz em si mesma a motivação, que é elemento propulsor para o seu processo educativo.
Os alunos, no Currículo Bilíngue, tem uma aula diária com a duração de 1 hora, sendo que não nos preocupamos com a alfabetização dos alunos. Esse processo de letramento no segundo idioma ocorrerá a partir do 2º ano, quando os alunos já estiverem seguros da escrita e da leitura no seu idioma nativo, tornando-o mais tranquilo para eles.