Projeto Pedagógico Bilíngue

Não é surpresa o crescente interesse na aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente na tenra idade. Diversos estudos provam que há vantagens educacionais e sociais em ser uma pessoa bilíngue e multilíngue. De fato, o domínio de línguas estrangeiras tem sido reconhecido como parte importante das habilidades necessárias ao alcance do sucesso no novo milênio.

Sabemos que existem muitos programas educacionais feitos especialmente para a criança; por que o estudo da língua estrangeira deveria fazer parte do seu desenvolvimento? Especialistas em linguagem afirmam que na infância é o momento certo para introduzir a criança na língua estrangeira. Aqui estão algumas razões:
- A criança que começa a aprender a língua estrangeira antes dos dez anos tem mais chances de conseguir falar como um nativo.
- As crianças têm habilidade natural para desenvolver a língua estrangeira com maior destreza do que os adultos.
- Um estudo recente sobre o cérebro, mostra que este se desenvolve mais principalmente nos primeiros três anos de vida. Expor a criança a outra língua realmente estimula as células cerebrais. As crianças que falam mais de uma língua são mais criativas que aquelas monolíngues, pois aprenderam que há diferentes maneiras de se expressar ou de como descrever um evento. Ao aprender um segundo idioma, a pessoa melhora o desenvolvimento mental, desenvolve a criatividade e o raciocínio, melhora a concentração e as habilidades de memória e trabalha tanto o hemisfério direito quanto o esquerdo do cérebro.
- O bom senso diz que quanto mais se fizer algo, melhor esse algo será feito. Aprender uma língua estrangeira não é exceção. Crianças que aprendem um novo idioma têm facilidade para aprenderem um terceiro, quarto e quantos outros idiomas quiserem, pois o cérebro já conheceu outras possibilidades de estruturar frases.
- O inglês é o idioma mais utilizado para a comunicação intercultural. É a língua do mundo globalizado e sem fronteiras, proporcionado pelo advento da internet e das redes sociais. Através do idioma é possível se comunicar com pessoas de outros países, ter acesso à cultura de outros povos, sem sequer sair de casa.
- Falar e escrever em inglês é atualmente um pré-requisito para uma boa colocação no mercado de trabalho e oportunidades de estudo. Crianças que crescem bilíngues ofereceram um inglês fluente que se destacará em qualquer entrevista.

A quantidade de aulas será dimensionada de acordo com a idade e maturação das turmas. O nosso objetivo é transformar esse aprendizado em algo prazeroso e divertido, para que a associação da aquisição do novo idioma seja algo positivo e significativo para as crianças. Pensando nisso, nossas aulas oferecerão uma variedade de atividades lúdicas que contemplem as diversas INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, de forma que todos possam encontrar em si a melhor maneira de aprender. Procuramos também associar o aprendizado a situações e vivências da vida real, facilitando a compreensão do idioma.

Um erro frequente em algumas das escolas bilíngues brasileiras é submeter as crianças a uma maratona, que inclui a alfabetização em duas línguas simultaneamente, prática que os especialistas repudiam por observarem, em quase todos os casos, que o excesso atrasa a escrita nos dois idiomas. Tais escolas deveriam copiar o que há décadas dá certo em países com mais de uma língua oficial, como Canadá e Cingapura. Nas escolas desses países, primeiro se alfabetizam as crianças na língua mais difundida na cidade onde elas vivem, para só depois de um ano lhes apresentar a cartilha na segunda língua local. Sabendo disso, somente começamos a alfabetizar nossos alunos em Inglês, após ocorrer a alfabetização em Português. Portanto, durante o 1o. ano e começo do 2o. ano, que os alunos passarão a trabalhar com o alfabeto. Antes disso não focaremos na construção de vocabulário, compreensão oral e pronúncia.

Colocamo-nos à disposição dos pais em caso de dúvidas ou apreensões. Ressaltamos que o aprendizado de um novo idioma é uma viagem a um novo mundo sem fronteiras e de grande desenvolvimento.
Portanto....

RELAXE E DIVIRTA-SE, POIS SUA CRIANÇA O SURPREENDERÁ!