Projeto Pedagógico Regular

O projeto pedagógico do Colégio Privilégio se organiza a partir de três pilares: conhecimento, cooperação e autonomia. São valores fundamentais na construção da personalidade, que tem estreita relação entre conhecimento e transformação social e cultural, cooperação e construção de comunidades solidárias e sustentáveis, autonomia e desenvolvimento de relações democráticas. Esses valores perpassam todas as nossas ações pedagógicas e educacionais e se concretizam em três âmbitos: das relações interpessoais, da estrutura curricular e da metodologia e organização da rotina.

Relações Interpessoais

O contexto escolar é especialmente favorável à construção da cidadania e os professores assumem, como parte de sua responsabilidade profissional, a educação para a vida na esfera pública, o que inclui disposição para o diálogo, para a relação positiva com as diferenças, para a tolerância e para o respeito mútuo. A tarefa de educar é partilhada por todos os professores e as equipes de cada segmento são essencialmente cooperativas. O professor é, acima de tudo, um educador cujas ações estão voltadas para a formação geral do indivíduo e não apenas para o ensino de conteúdos acadêmicos. Os alunos identificam nos adultos da escola, posturas e discursos convergentes e reconhecem, progressivamente, que todos integram a mesma equipe. O espírito coletivo facilita a gestão do cotidiano e as normas que regulam o convívio são poucas, mas úteis, pois foram criadas visando um ambiente adequado para a aprendizagem e a formação geral dos alunos.

Estrutura Curricular

Quanto aos conteúdos programáticos, observa-se que os tópicos curriculares são comuns a todas as escolas e o que difere é a forma como são ensinados, mas, no Colégio Privilegio, além dos conteúdos regulares do currículo convencional, há especial preocupação com os procedimentos de estudo, que precisam ser bem ensinados para que os alunos possam seguir estudando com autonomia e competência. Tanto quanto os conteúdos estritamente disciplinares, integram nosso currículo resumos, pesquisas, seminários, leitura de textos teóricos, análise de imagens e filmes, domínio de diversas linguagens etc. Ao planejar as situações de ensino, o professor faz propostas coerentes com critérios predefinidos, o que lhe permite acompanhar o grupo e cada aluno. Com a ajuda desses instrumentos, permite avaliar o próprio planejamento e ajustá-lo de forma a garantir que os alunos sigam aprendendo o conteúdo desejado, enquanto aqueles que encontraram dificuldade para compreendê-lo se dediquem também a ações dirigidas. Essas opções curriculares e metodológicas caracterizam o projeto pedagógico do Colégio Privilégio como uma proposta muito exigente e rigorosa, posto que o aluno deve produzir e aplicar seu conhecimento a inúmeras situações problema, ou seja, pode-se afirmar que os alunos aprendem a aprender. Assim, o Colégio Privilégio pretende colaborar para uma educação séria e moderna, contemplando tudo que uma família pode desejar para o desenvolvimento de seus filhos.