fbpx

Amamentação: Gestação a introdução alimentar

Nem todo mundo que acabou de ter um filho já planeja a próxima gravidez, não é mesmo?

            Muitas são as dúvidas que podem surgir, principalmente se você ainda está amamentando o seu filho pequeno. Pensando nisso, separamos algumas coisas que toda mãe deve saber sobre a amamentação durante a gestação e a decisão de começar a introdução alimentar.

A importância da amamentação

            Além de, obviamente, a amamentação ser um processo de conexão entre mãe e bebê super importante, ela também traz muitos benefícios tanto para a saúde e bem-estar do bebê quanto da mãe.

            O leite materno é o alimento recomendado até os dois anos de idade, porém, é importante lembrar que esse alimento é exclusivo nos primeiros seis meses de vida do seu bebê. Dessa forma, depois desse período de seis meses, o leite passa a ser um complemento da alimentação da criança.

            O leite materno é facilmente digerido, repleto de nutrientes e a quantidade necessária de água que o bebê precisa. Além de nutrir e hidratar, a amamentação fornece também anticorpos e auxilia no aumento da imunidade.

            O bebê ainda conta com muitos benefícios além dos citados anteriormente. Sendo assim, o seu bebê irá:

  • Ficar protegido de doenças respiratórias;
  • Ficar protegido de alergias e diarreias;
  • Ter menos chances de ter problemas com pressão alta, obesidade e diabetes;
  • Ter mais facilidade no desenvolvimento da fala;
  • Ter mais facilidade no desenvolvimento emocional e cognitivo por conta do vínculo criado com a mãe desde o primeiro momento.

Dificuldades para amamentar

            Apesar de ser um momento de extrema importância para a vida do bebê, muitas mães sofrem com o momento da amamentação.

            Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil para todas as mulheres e pode oferecer experiências que causam um pouco de frustração, visto que pode ser um momento bastante doloroso.

            Todos nós sabemos o quanto a amamentação é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, além de ser um momento único onde os dois estão completamente conectados. Porém, nem todas as mães podem amamentar os seus bebês e isso pode causar diversos danos emocionais na mulher.

            Pode ser que no ínicio a mãe se sinta frustrada e, muitas vezes, surge aquele pensamento de que ela está sendo “menos mãe” por não conseguir amamentar seu filho. E esse pensamento pode surgir também quando a mãe está encontrando dificuldades para amamentar.

            O aleitamento, apesar de ser algo natural, pode não ser um processo tão simples assim para muitas mães. Algumas delas acabam até mesmo por desistir de amamentar por conta das seguintes dificuldades:

  • Dor – Muitas mães sentem dor ao amamentar. Isso pode ocorrer por conta dos bicos dos seios estarem rachados ou porquê os seios estão muito cheios de leite. Além disso, naqueles momentos de desespero, muitos bebês acabam mordendo o bico do seio, o que causa muita dor na mulher mesmo quando o bebê ainda não tem dentes.
  • Pouco leite – Muitas vezes, a pouca quantidade de leite pode ser causada até mesmo pela forma na qual o bebê suga o seio. E é aí que mora a necessidade de ensinar o bebê a mamar da maneira adequada, para que ele não pegue somente o bico do seio.
  • Bico invertido – O bico invertido, como já diz o nome, é quando o bico do seio da mulher está virado para dentro, o que pode dificultar com que o bebê consiga mamar. Massagear o seio é uma das dicas para que o seu bebê consiga mamar, já que isso vai ajudar a projetar o bico do seio para fora.

            Além dessas dificuldades, muitas mães sofrem com críticas ou acabam acreditando que estão falhando como mães. É por isso que contar com o apoio de familiares é um fator super importante para que você saiba lidar com possíveis frustrações durante a amamentação.

            Buscar por informações e dicas que podem te ajudar a tornar esse processo mais fácil é sempre uma ótima alternativa para que você se sinta motivada a vencer os obstáculos. E mais: amamentar traz benefícios também para a recuperação mais rápida do útero após o parto.

Posso amamentar durante a gestação?

Nem sempre dá para fugir de ser surpreendida pela notícia de uma outra gravidez logo depois de ter tido um bebê. Assim, pode ser que muitos anseios surjam à sua cabeça, visto que uma gravidez não esperada pode surgir enquanto você tem outro bebê pequeno para cuidar.

Umas das maiores dúvidas que surgem quando a mulher fica grávida enquanto ainda está amamentando, é se pode continuar amamentando durante a nova gestação.

Mas, para falar a verdade, se o seu médico disser que está tudo bem e que continuar a amamentação não vai acarretar nenhum problema, não existirá nenhum impedimento. Em geral, a amamentação do bebê que já nasceu é contra indicada somente se a sua gravidez corre algum risco de aborto ou parto prematuro.

O que realmente ocorre é que, quando o feto está em desenvolvimento, os hormônios da mães passarão a focar nesse processo e poderão diminuir a produção de leite. Também durante a gestação, o bebê que ainda está mamando pode até mesmo parar de querer mamar devido a alteração do sabor do leite por conta dos hormônios.

Muitas mães encontram também desconforto ao amamentar durante a gestação ou optam por não amamentar duas crianças ao mesmo tempo após o parto, pois pode ser uma rotina muito desgastante.

Nesse momento, é importante que a mãe se prepare para o processo de desmame e comece a focar no processo de introdução alimentar.

Como funciona a introdução alimentar?

            Seja para a mãe que está voltando ao trabalho, decidiu parar de amamentar por conta de uma nova gestação ou por outro motivo, a fase da introdução alimentar chega com tudo e pode não ser tão simples. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é aconselhável que a introdução alimentar tenha início aos 6 meses.

            A alimentação do bebê e os primeiros contatos que ele tem com os diversos sabores começa logo durante a gestação. Depois disso, surge o período de amamentação e então uma redescoberta dos sabores durante a introdução alimentar.

            O desenvolvimento do seu bebê vai depender muito da dieta saudável que ele irá manter desde os primeiros contatos com os alimentos. Sendo assim, logo que completar 6 meses, o seu bebê já estará pronto para ingerir alimentos sólidos já que somente os nutrientes oferecidos pelo leito materno não serão o suficiente para ele.

            Por ser uma fase complicada para algumas mães, separamos algumas dicas super importantes para você levar em consideração na hora de começar. Confira:

  • Dar bons exemplos – Apesar de parecer muito pequeno, os bebês também estarão atento ao que você come. Por isso, dar o exemplo e comer alimentos saudáveis é um fator muito importante.
  • Ter paciência – Lembre-se que é a primeira vez do seu bebê e que esse processo pode ser tão cansativo para você quanto para ele. Ele pode recusar o alimento mais de uma vez mas é importante que você continue tentando e deixando-o experimentar.
  • Variar a alimentação – Quando perceber que o seu bebê gostou de um alimento, tente não ficar oferecendo a ele somente aquilo. Lembre-se que essa é uma fase de testes e experimentos, seu bebê precisa provar de tudo. Quanto mais fontes de nutrientes, mais saudável será a alimentação e o desenvolvimento dele.

Gostou de saber sobre esse tema super relevante? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse post para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo.

Até a próxima.

Confira outros conteúdos que possam te interessar: