A importância das brincadeiras e vivências escolares

Reprodução: Colégio Privilégio – Vivências escolares

Os primeiros anos da criança na escola são de extrema importância para o desenvolvimento infantil. Pois algumas atividades lúdicas e brincadeiras podem ajudá-las nesse processo de brincadeiras e vivências escolares.

Com as atividades certas, somos capazes de gerar vários estímulos na parte física e mental da criança. Além de gerar uma conexão e sensação de bem-estar ao pertencer a um grupo.

Dentro e fora da escola, as brincadeiras e vivências podem ser usadas como um facilitador para o aprendizado, já que elas conseguem se divertir e absorver o conteúdo infantil proposto.

Fatores Importantes das vivências escolares:

Outro fator importante, é que elas podem nos transmitir o que sentem e como enxergam o mundo.

Pois, como a fase da infância é cheia de descobertas, é normal que as crianças gostem de brincadeiras que gerem desafios, e de certa forma, isso pode provocar medo nos pais. Mas, devemos evitar?

A resposta é: depende. É normal que durante a  infância, a criança se machuque. Algumas brincadeiras e vivências podem fazê-las cair e levantar, outras podem só fazê-las escorregar e encontrar o equilíbrio por si só.

E é por isso que devemos considerar o todo antes de impedir que a criança explore o mundo sozinha. Claro que tudo que coloque em risco a vida da criança, nem deve ser cogitada.

É importante também considerar que tanto a escola quanto a família possuem papéis importantes na vida dessa criança, mas que ela precisa ser livre para descobrir o mundo e sua personalidade sozinha.

Por isso, o Colégio Privilégio se baseia tanto na abordagem escolar de Loris Malaguzzi, em que o aluno é protagonista do seu aprendizado. Dessa forma, as aulas e atividades não são “engessadas”, elas provocam curiosidade e diversão, além de uma troca recíproca entre aluno e tutor.

Projetamos nosso espaço para receber crianças de Berçário a Ensino Fundamental com o suporte necessário. Nossos colaboradores também estão sempre aptos a guiar o aluno em sua trajetória escolar com liberdade, diversão e claro, segurança.

Gostou do material? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais Facebook, Instagram e Tik Tok, e receba conteúdos e dicas educacionais.

Até a próxima.

Confira outros conteúdos que possam te interessar: