Como a Abordagem Pikler beneficia os bebês?

BuAbordagem Pikler

Reprodução: Colégio Privilégio.

Nada melhor que escolher um colégio em que a abordagem Pikler é aplicada para os familiares que desde cedo precisam do apoio da escola durante a jornada de trabalho. Mas o que isso significa?

Basicamente, essa abordagem vai conduzir os mentores a ter uma escuta ativa para compreender o que o bebê precisa naquele momento. Você sabe quem foi Emmi Pikler? Saiba como aplicamos esse método no Privilégio.

Emmi Pikler: trajetória e legado

Emmi Pikler foi uma pediatra que ao longo de sua vida, dedicou-se a realizar um trabalho educacional fora do paradigma convencional voltado para bebês e crianças de 0 a 3 anos.

A abordagem pikler tem foco no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, pois onde a livre motricidade conduz a pessoa mediadora a entender o que o bebê precisa e como criar um vínculo com ele de forma genuína.

O Instituto Pikler

Um ano após os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, Pikler fundou seu instituto que nos dias de hoje carrega seu nome, o Instituto Pikler, pois é dirigido por sua filha, a psicóloga infantil Anna Tardos.

O Instituto atualmente se transformou em creche, pois são também realizadas atividades de pesquisa sobre a infância. Mas, no Brasil, o legado dessa pioneira educacional é difundido pela Rede Pikler Brasil e outras instituições de ensino.

A abordagem Pikler

Mas, como mencionado acima, as metodologias de Emmi vão beneficiar a Primeira Infância, onde os cuidados do dia a dia vão conduzir os berçaristas a realizarem de maneira adequada os procedimentos para o bebê.

1- Cuidar dos bebês não pode ter movimentos rápidos e mecânicos. O respeito pelo tempo e espaço vão criando um clima de confiança mútuo, para que o bebê se sinta sempre acolhido.

2- Movimentos de cuidados corporais, banho e alimentação são essenciais. Pois é através desses momentos que o bebê recebe afeto, ajudando a transmitir segurança e respeito para eles.

Privilégio e a Abordagem Pikler

Acreditamos muito no poder que a abordagem Pikler tem sobre o desenvolvimento das crianças. Pois o carinho e cuidado é responsável por criar elos, construindo no bebê confiança pela escola e proporcionando autonomia já nos primeiros anos.

Por isso, desenvolvemos diariamente práticas de cuidado, empatia e respeito entre nossas crianças, para que cada uma seja compreendida de forma única em sua jornada de desenvolvimento.

Também treinamos e assessoramos nossa equipe com as metodologias, para que todos os profissionais estejam preparados e sempre com uma escuta ativa para crianças e familiares.

Gostou do material? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais Facebook, Instagram e Tik Tok, para receber conteúdos e dicas educacionais.

Fontes:

Até a próxima.

Confira outros conteúdos que possam te interessar: