Por que devemos conversar sobre bullying com as crianças e jovens?

Bullying na escola

Identificar o bullying nem sempre é tão fácil e por isso, a conversa é um fator crucial para que a criança receba ajuda e apoio profissional adequados.

E falar sobre bullying, não deve ser um tabu, pois através de conversas coletivas e observações no comportamento, podemos identificar alguns sinais dessa prática violenta.

No mês de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying traz um momento de reflexão e debate para que essas práticas não interfiram negativamente no desenvolvimento de crianças e jovens. Mas você sabe como preveni-los? Vem conferir!

O que é o Bullying?

De origem inglesa, o termo bullying é usado para descrever práticas de atos de violência, geralmente agressões verbais, físicas e psicológicas, cometidos por crianças e adolescentes. Por isso é sempre válido estar atento.

Esses conflitos acontecem nessas fases justamente pelo processo de mudanças internas e externas, provocando sentimentos de insegurança, autoafirmação e incertezas.

A prática do bullying acontece longe do monitoramento dos supervisores escolares e por isso, a importância de observar as mudanças comportamentais e conversar abertamente sobre o tema com os alunos.

Alguns sinais e preocupações para observar

Apesar de tudo isso, nada é impossível, principalmente quando existe uma rede de apoio sólida para auxiliar a mãe a retornar ao trabalho e não se sentir sobrecarregada com o excesso de tarefas.

Qual a importância da escola/berçário na vida da crianças?

Como mencionado anteriormente, durante essa fase de transição da juventude, estar atento aos sinais do agressor e da vítima são importantes para prevenir o bullying. Podemos considerar atitudes para o agressor:

• A intenção de ferir alguém, seja com atitudes ou expressões pejorativas;
  • A perseguição em alguém, colocando-a(o) sempre em situações de humilhação e desprezo;
  • A postura autoritária e violenta dentro e fora do convívio familiar;

Já para a postura da vítima, devemos nos preocupar com os sinais de:

• Isolamento familiar e social constante;
  • Baixa drástica no rendimento escolar, como participações nos eventos e atividades, além das notas;
  • Desculpas para não frequentar a escola de modo recorrente;

O que fazer a respeito?

É importante que escola e família trabalhem juntos para o desenvolvimento da criança, pois mostrando que conversas com empatia, respeito e tolerância são elementos chaves para as relações sociais.

A autoaceitação quando trabalhada com empatia é capaz de impedir que a criança se sinta julgada, rejeitada e muitas vezes sozinha. Por isso, as atividades em grupo também são maneiras de trabalhar a socialização entre os alunos e desenvolver um olhar de humanização e respeito às diferenças.

Outra dica para quem deseja conversar em família sobre bullying é através da literatura. Pois essa representação literária faz com que a criança se coloque no lugar do personagem, gerando sentimentos de identificação e compreensão pela jornada do outro.

Gostou do material? Não deixe de acompanhar nossas redes sociais Facebook, Instagram e Tik Tok, para receber conteúdos e dicas educacionais.

Até a próxima.

Confira outros conteúdos que possam te interessar: