Porque escolher uma escola bilíngue

Falar inglês, espanhol, chinês ou outro idioma, fluentemente se tornou um passaporte real para acessar muitas profissões. Uma descoberta que incentiva cada vez mais pais a matricular seus filhos na escola bilíngue logo no jardim de infância.

Resultado de imagem para bilingue

Mas por que escolher e quais são os benéficos de uma escola bilíngue? Confira agora nesse post:

O que é uma escola bilíngue?

Uma escola bilíngue é uma instituição onde o ensino é realizado em dois idiomas diferentes. O objetivo principal não é apenas aprender uma língua: é falar em diferentes contextos, ouvi-la e mergulhar nela o máximo possível.

A educação bilíngue começa no jardim de infância para algumas escolas. Quanto mais jovem a criança for, maior será a assimilação de vocabulário e gramática.

O ensino de línguas estrangeiras ocupa um lugar de destaque em uma instituição bilíngue. No entanto, a exposição ao idioma fora da sala de aula continua sendo fundamental. Viajar, ler, ouvir música, falar, assistir televisão em uma língua estrangeira são atividades que devem ser favorecidas para reforçar o aprendizado.

Como escolher uma escola bilíngue?

Existem vários tipos de escolas bilíngues, logo escolher uma, pode não ser uma tarefa fácil. Então confira abaixo alguns pontos que os pais devem considerar antes de tomar qualquer decisão:

·       Defina o valor que está disposto a investir;

·       Questione a metodologia bilíngue que a escola utiliza;

·       Faça uma aula experimental, se possível;

·       Conheça todos os materiais que a instituição usa;

·       Considere a distância da escola;

·       Tenha uma conversa com os professores;

Outro ponto relevante a ser questionado é sobre o resultado que os pais desejam que seus filhos atinjam. Para isso, será preciso buscar referências que comprovem o resultado que determinado programa oferece.

Vantagens de ser bilíngue

Existem mais de 6.800 idiomas falados no mundo. E mais da metade da população mundial é bilíngue, ou mais de 3 bilhões de pessoas. E qual é a segunda língua mais comum do mundo? Claro, inglês! Portanto, conhecer um segundo idioma como o inglês traz benefícios sociais, profissionais e culturais.

Mas se você precisar de motivação extra, aqui estão algumas das principais vantagens de ser bilíngue.

1. Ser bilíngue melhora a função mental

Antes da década de 1960, pensava-se que o bilinguismo era prejudicial ao cérebro das crianças. Porém, estudos científicos recentes mostraram que ser bilíngue pode realmente adicionar habilidades cognitivas e melhorar:

• A consciência metalinguística, que é a percepção das diferenças sutis na gramática, na ortografia entre sua língua e as outras;
  • A capacidade de aprender outras línguas. Alguns estudos descobriram que, se aprendida nos primeiros anos de vida, a segunda língua e sua consequente expansão das funções linguísticas do cérebro podem facilitar o aprendizado de outros idiomas.

Os testes também mostraram que indivíduos bilíngues demostram melhor funcionamento mental, e incluem:

• Resolução de problemas;
  • Flexibilidade mental;
  • Controle de atenção.
  • Melhora a vida social

Falar um segundo idioma imediatamente abre novas oportunidades sociais, permitindo que você se comunique e se encontre em harmonia com quem fala seu segundo idioma, esteja no seu país ou viajando.

Você também aprende sobre seus hábitos sociais característicos, frequentemente vinculados a funções linguísticas.

Expor-se à diversidade linguística e cultural e conhecer pessoas que falam outras línguas podem melhorar sua compreensão, sua audição e a capacidade de fazer novos amigos.

Falar outro idioma imediatamente aumenta o número de pessoas com as quais você pode se relacionar, simplesmente graças ao poder da comunicação.

• Ajuda a combater doenças mentais, como a doença de Alzheimer

De acordo com os resultados de pesquisas já relatados, a flexibilidade mental dada pelo aprendizado de um segundo ou mais idiomas ajuda a prevenir o aparecimento de demência senil, Alzheimer e outras doenças relacionadas ao declínio mental.

• Melhorar suas perspectivas de carreira

Ser capaz de falar outro idioma também abre novas oportunidades profissionais. Os mais óbvios são aqueles que envolvem viagens, traduções, etc.

E neste mercado de trabalho atual, onde os negócios interculturais estão crescendo, a capacidade de falar outro idioma pode fazer você se destacar entre os candidatos. Ser capaz de se comunicar com clientes estrangeiros é considerado uma grande vantagem quando o mercado de trabalho se expande em todo o mundo e é particularmente competitivo.

• Oferece a chance de aprender sobre outra cultura

Existem poucas coisas que o enriquecem mais do que a oportunidade de integrar-se a outra cultura. Ser bilíngue oferece a você um passaporte para uma cultura que você talvez não conheça, porque você tem a capacidade de se comunicar com as pessoas e, assim, entra em contato com tradições e hábitos que você normalmente não conseguiria abordar.

Bilinguismo é a diferença entre sentir-se como turista e sentir-se um membro eficaz de uma comunidade.

• Facilita viagens

Para muitos de nós, o maior obstáculo para mudar para um novo local é a barreira do idioma. Você sempre quis morar no Brasil? Ou se mudar para Nova York?

Todos aqueles documentos legais ameaçadores para preencher e solicitações de emprego em um idioma que você não entende afastam as pessoas.

O conhecimento de um segundo idioma não apenas facilita a transferência, porque você pode entender o que as pessoas estão dizendo, mas também deixa você mais confiante consigo mesmo.

E então gostou de saber porque escolher e os benefícios de uma escola bilíngue? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse post para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.

Confira outros conteúdos que possam te interessar: